Eu não ia fazer post sobre isso, mas alguns acontecimentos recentes tem me deixado um tanto quanto irritada!
Me incomoda profundamente ver por aí, pessoas cheeeeias de propriedade falando como se fossem donas absolutas da verdade, condenando técnicas e produtos COM DIREITO A CAPS LOCK tamanha prepotência.
Entendo que para muitos, seja traumático gastar dinheiro comprando cabelo, indo num salão que alguem indicou e ter um resultado não satisfatório. Entendo também que quem ta buscando mega hair quer ver o cabelo grande logo, e quando da algum problema a pessoa fica frustrada, e é exatamente por isso, que eu, por conhecer a técnica a muitos anos, resolvi ajudar aqueles que por ventura ainda não conseguiram se decidir sobre colocar ou não.
Então estou criando os mandamentos do Mega Hair.
1 - Conheça o trabalho do profissional antes de sentar o rabo na cadeira dele.
Importantíssimo. Vá ao salão, observe da preparação do cabelo à colocação do mesmo (se o salão for direito e não tiver nada a esconder, eles vão abertamente permitir sua permanência). Pode confiar, ao ver o processo, você vai saber exatamente o tipo de profissional que encontrou. Não se encante por locais baratinhos e duvidosos, isso é um investimento, a saude do seu cabelo depende das suas escolhas, portanto, não tenha pressa. Visite vários salões até achar o seu!
2 - Escolha um cabelo que seja o mais parecido com o seu possível!
Eu sei que ao se deparar com cabelos maravilhosos, brilhosos, incrivelmente perfeitos na parede da loja, a gente fica meio deslumbrado e perde a noção da realidade. Temos que escolher um cabelo que tenha a mesma textura do nosso, isso garante um caimento perfeito, e te previne de ter degraus no cabelo, se ele for diferente ele não vai se misturar, vai se separar. Quem tem cabelo liso pode colocar cabelo com ondas? Pode, contando que a textura seja a mesma. Ou seja, quem tem cabelo fino, não pode comprar um cabelo coreano mega grosso porque não vai ficar bonito!! E quem tem cabelo alisado ou com progressiva, não é legal comprar um cabelo naturalmente liso porque fica com cara de fake! Comprando cabelo humano (CUIDADO, o cabelo com nome 100% NÃO é 100% porríssima nenhuma! Certifique-se que está comprando cabelo HUMANO!) você poderá submetê-lo a todo e qualquer tipo de tratamento e deixá-lo igual ao seu natural. Cuidado também com um cabelo chamado EURO, ele não é forte, quebra fácil e pode escorregar da cola! Não existe essa de "O cabelo é muito pesado, minha cabeça não aguenta" Você sabia que tem gente que levanta coisas pelo cabelo? A força do nosso cabelo é capaz de erguer o nosso próprio peso. Nossas raízes são mais fortes do que imaginamos! Uma coisa é arrancar um fiozinho, outra é arrancar um tufo com mais de 100!!! Então por favor, não me venha com essa de "o cabelo fino não aguenta mega hair" Se as proporções forem respeitadas, você tá fora de riscos!
3 - Entenda e conheça como cada técnica funciona. Vou explicar mais detalhadamente pra vocês.
Observe a amarração e divisão de um cabelo amarrado:
Como você pode ver, ele fica MUITO preso, muito puxado da raiz, muito dividido, da pra ver o couro cabeludo nitidamente, e o cabelo fica espaçado um do outro. Certo?
Quais são os primeiros sinais de problema?
* O cabelo está sendo puxado, como se já não bastasse o peso do mega hair, isso aí somado ao lastex (sim, tem um elástico) dá uma pressão bem forte na cabeça, podendo levar a queda do cabelo e isso sem contar a dor de cabeça! Quem tem cabelos finos pode acabar careca!!!
* Aproveitando o gancho da divisão, esse cabelo com tufos extremamente grossos, característicos dessa técnica, tendem a não ter um caimento bonito e é extremamente dificil de cortar sem ficar marcado, os tufos são muito grossos e não caem como cabelo natural. Sem contar que ao menor sinal de movimento, a exposição do couro é muito mais visível por ser muito gritante, sem contar que tufos grossos aparecem MUITO mais, principalmente com o cabelo um pouco mais oleoso.
* O cabelo precisa ser trançado. Já experimentou lavar o cabelo, fazer uma trança nele molhado e ir dormir? Se já, vc sabe que de manhã, o cabelo continua molhado né? O que significa que ele não seca. O que significa que ao ter 4894 trancinhas na raiz do seu cabelo, lavadas com frequência e que não vão secar totalmente quase nunca, vc corre sérios riscos de acabar com a raiz do cabelo podre. Sim. Podre. (Já vi algumas e não é bonito não....)
* O cabelo, seu cabelo, o natural, que está ali dentro, trançado e amarrado não tem nenhuma proteção que garanta impermeabilidade. De agua eu ja disse acima. Mas e de produtos? Tinta? Química? Uma pessoa com mega hair amarrado que precisa retocar a raiz com certa frequencia simplesmente não pode. Por quê não pode? Porque o elástico nao aguenta e porque se aquilo alí penetra na trancinha, beijinho beijinho tchau tchau!
*A retirada é mais dolorosa, e por ser trançado, o cabelo precisa respirar por alguns dias antes de se recolocar. Manutenção média - 3 a 4 meses
Tava esperando os prós? Não tem pró.
Agora vamos ao de cola. Atenção, é cola de queratina, e não cola quente de artesanato.
*Note que os tufos são bem mais finos e não puxam tanto o cabelo. Também pesam bem menos por terem menos cabelo. O grande diferencial é, isso não afeta a quantidade de cabelo colocado, ele é apenas melhor distribuído. Tem pressão? Tem sim, nos 3 primeiros dias você sente um pouquinho mas depois é como se você nem tivesse de mega.
* Por ser feito em tufos menores, o caimento dele é muito natural, depois do corte é difícil identificar que a pessoa está de mega hair, caso o trabalho tenha sido feito por um bom profissional. Mesmo abrindo o cabelo é dificil ver as colinhas.
* O cabelo envolvido pela cola está quase que impermeabilizado. Quando você for retocar sua tinta, pode passar na cola, e quando retirar o mega, notará que onde a cola estava, a química não agiu. Essa é uma segurança, saber que o cabelo dentro da cola está bem protegido. Isso não significa que podemos ficar com ele molhado direto, ele é beeeeeem mais fácil de secar, então, mantenha a raiz sequinha.
* Pode fazer escova, pode fazer chapinha, pode fazer baby liss, pode ir pra praia, pode ir pra piscina, pode tudo! Mas claro que você vai ter que ter um cuidado maior pra que ele não embole!
* A retirada é feita com um solvente, que resseca a cola e logo evapora, ou seja, ele não fica entranhado no seu cabelo e nem o danifica. O solvente é borrifado no tufo, a cola é amassada com um alicate achatado e a cola vira um pó. O cabelo sai inteiro e pode ser reaproveitado perdendo-se apenas uns 2 dedos de onde a cola estava. Pode recolocar o cabelo no mesmo dia sem contra-indicações.
* TEM que ser retirado por um bom profissional por requerer cuidado e paciência.
*Manutenção de 3 em 3 meses, podendo se segurar por mais tempo se o crescimento do cabelo da pessoa for lento.
E temos também o Micro Link
* Queridinho da maioria por não ser colado e nem amarrado no cabelo. O tufo tem cola pra se manter preso, mas essa cola não passa pro cabelo natural. Ele passa por dentro de um elo de metal que é pressionado com um alicate e fixado no cabelo.
* Não é indicado pra quem tem o cabelo muito fino e muito liso pois ele pode escorregar, diminuindo sua durabilidade
* A manutenção tem que ser feita mais vezes, coisa de 1 mês e meio/ 2 meses depois da colocação.
* A não ser que a pessoa tenha a raiz muito grossa onde o link possa se fixar melhor, não dá pra por muito cabelo com essa técnica. As adeptas da escova também não são indicadas pra esse método.
Essas são as diferenças básicas, a escolha é pessoal!
Outras técnicas como o "costurado" o de fita adesiva e etc, eu ainda não tive a chance de ver de perto, nem estudar sobre a técnica e nem conhecer a fundo e de perto todas as complicações e vantagens então não os incluirei nesse post. E os removíveis como tic tacs não vem ao caso porque esses todo mundo consegue colocar e tirar e achar em lojas facilmente. Entenda também que eu ABOMINO a técnica do amarrado, já vi cabelo com fungo, com bixo dentro das trancinhas, eu acho essa técnica suja! Minha opinião! Não é a verdade absoluta!!
4 - Entender que a retirada do mega hair é o passo mais importante.
A pessoa que se dispõe a tirar mega tem que ser uma pessoa com muita paciência. Nossa perda diária de cabelo, como todos sabem, é de coisa de 100 fios. Imagine 100 fios caindo por dia durante 3 meses sem ter pra onde ir? Eles ficam alí, presos e a própria raiz embola por ter vários fiozinhos soltos. A pessoa que retirar, cuidadosamente, desembola esses fios e garante que a raiz do cabelo se mantenha inteirinha.
5 - Seu cabelo não está caindo mais do que o normal por causa da cola
Gente, é normal ter essa sensação... Você passou 3 meses com o cabelo super cheio, quem se acostuma com abundancia, dificilmente consegue lidar com a miséria. Você simplesmente desacostumou com pouco cabelo, aí na hora da retirada, tem esse sentimento de perda. É normal, todas nós passamos por isso, não entre em colapso nervoso! Tem tembem a nossa perda diária que ficou alí na colinha e ta saindo só na hora da retirada! Não caíram 500 fios por tufo de uma só vez, foi perda de 3 meses acumulada!
6 - É extremamente importante pentear a raiz do mega hair!
Mais uma vantagem da cola, você pode - e deve - pentear a raiz do seu mega hair, isso vai evitar que os fios da sua perda diária embolem e a retirada vai ser muito mais tranquila! Escolha escovas de cerdas naturais macias e sem bolinha!!! O amarrado não da pra pentear nem desembolar a raiz! O de link vc pode pentear também, com muito cuidado!
7 - Não usar produtos vagabundos
Acho que é a única desvantagem da cola. Ela pode reagir com alguns produtos, se forem vagabundos e cheios de químicas estranhas. Opte sempre por linhas profissionais e confiáveis.
8 - Entenda o cabelo que você comprou
Pode levar tempo pra você entender o que ele gosta, afinal ele é hospede novo no seu corpo. Como eu já falei, escolher um cabelo parecido com o seu facilita demais nesse momento de tratar do mega hair, e lembre-se que ele precisa de muito cuidado por ser um cabelo morto que só vai receber o que você der pra ele. Pra mantê-lo sempre saudável e com boa aparência você precisa tratar bem. Mas pode ser que ele goste de coisas diferentes, e que você precise de um tratamento diferente dos que está acostumado a usar. Observe. Se ele tiver embolando nas pontas, tente trocar de produtos até achar um que funcione!
9 - Não tenha medo de lavar o cabelo
Pode esfregar o couro cabeludo sem medo de ser feliz! A grande vantagem do mega de cola é que você consegue enfiar os dedos entra as colas e consegue tocar quase que seu couro inteiro e ter certeza que vai sair tudo com a agua. O amarrado pode sofre excesso de produto dentro da trança.
10 - Corte o cabelo apenas com quem sabe.
Mega hair não é bagunça. Tem que ser cortado com o cabelo SECO, sem prender, sem dividir, respeitando o caimento natural dos tufos, se isso não for feito, ele ficará marcado e com aparência falsa.
O mais importante é não ter medo. Se joga! Com os devidos cuidados, tomando todas as precauções e fazendo as escolhas certas, sua experiencia de cabeluda tem tudo pra ser super satisfatória! E já sabem, quanquer coisa é só gritar!
Que Gaia nos proteja!
Cara, to pensando seriamente num megahair tb, e depois disso até me encorajei mais hahahaha... fico com medo de parecer falso, mas acho que tomando esses cuidados fica de boa.
ResponderExcluirAdorei a explicação, acho que vou colocar.
ResponderExcluir