30 de abr. de 2013

Hair Talk - Cronograma Capilar

Então..

Resolvi falar de cabelo. Não é exatamente a minha especialidade mas quem me conhece sabe que esse é um assunto sério pra mim.
Na verdade minhas pesquisas começaram porque eu fui roubada num salão. Sim. Roubada. Quando te cobram R$1.000,00 por um serviço que não deveria ter custado nem R$350,00 eu chamo de roubo. Chame como quiser, mas pra mim é isso aí.
Enfim, cansada de gastar fortunas e não obter resultados satisfatórios no salão eu decidi que iria fazer sozinha. Então iniciei minha busca por produtos que eu já usava/conhecia e outros novos que eu nunca nem tinha ouvido falar. Foi quando me deparei com um artigo sobre o tal cronograma capilar e meus olhinhos brilharam. Não sei quem foi que inventou, nem quem começou, nem de onde surgiu mas eu resolvi aderir. Do meu jeito. Li vááááááários posts, grupos, forums e etc sobre o assunto e tirei minhas próprias conclusões e métodos. Lembrando que aqui no meu blog você NUNCA vai me ver dizendo como você TEM QUE FAZER as coisas como se eu fosse uma ditadora maluca ou como se eu tivesse impondo que meu jeito é o certo absoluto e o resto do mundo é errado, então, esse post é única e exclusivamente para dividir com vocês o que EU entendi e como EU faço, e caso você ache maneiro, manda ver e tenta! Caso você ache uma merda, ache que eu estou ensinando errado ou bla bla bla, aperta o [x] vermelho la no cantinho de cima!


ATENÇÃO!!


Esse post vai ser um passeio pelo assunto pra quem nunca ouviu falar (e pra quem busca entender melhor) E depois eu vou fazer um outro com o MEU e o que eu uso!
Não vou listar produtos agora! To preparando um outro pra mostrar pra vocês o que eu to usando no momento, afinal, não vou falar do que eu não conheço, certo? Também vou tirar uma foto da minha tabela! Mas lembre-se -> O diagnóstico do seu cabelo quem faz é você! Mesmo quando eu postar o que eu uso, não significa que você tenha que usar as mesmas coisas!


O TRATAMENTO :

O cronograma é um tratamento a longo prazo. Digo até que, se você quer que seu cabelo se mantenha sempre saudável, deve seguir com ele pra sempre. Forever and ever and ever. E não é tão difícil quanto algumas pessoas fazem parecer... Eu particularmente dispenso termos técnicos. Acho que ninguém que acabou me achando aqui veio buscando material teórico pra defender uma tese, então caguei baldes, até porque não sou profissional de cabelo, então vou tentar explicar da maneira mais fácil possível.



Do que nosso cabelo é feito?
O fio do  cabelo é dividido em três partes: cutícula, córtex e medula. Mas o mais importante é saber que o cabelo é um fio queratinizado. Sim, a famosa queratina que também está presente em alguns tratamentos que conhecemos.
Só pra vocês terem uma idéia de como o nosso fio de cabelo é:

Feio né? Hahahaha

Bom, resumindo muuuuito, a cutícula é a camada externa do fio e serve como proteção. O córtex é a região intermediaria onde ocorrem as transformações  e onde se encontram as ligações químicas. E a medula é a parte interna. Alguns fios não possuem medula e são preenchidos por queratina esponjosa.
Ok, fui muito além do proposto, mas um pouquinho de conhecimento é sempre bom né? Eu mesma to aqui pesquisando e sentindo necessidade de colocar mais e mais informações!

Outra coisa que é importante saber:
Não importa se você leu um blog de uma menina que parece ter o cabelo exatamente igual ao seu, ele não é igual. As condições climáticas, os produtos, os tratamentos usados, as condições e o cuidado podem influenciar e causar modificações no córtex do fio pois é ele que determina o grau de resistência e elasticidade e é afetado de acordo com as mutaçoes químicas que são causadas por todos esses fatores externos e consequentemente, tornam o cabelo de uma pessoa diferente do de outra. Isso é óbvio mas é sempre bom dizer pra evitar frustrações. A melhor máscara do mundo pra você pode ser lixo químico pra mim e vice versa. Por isso é importante entender que o SEU cronograma é SEU. Você pode até dividir da mesma maneira que outra pessoa mas se certificando que aquelas necessidades também são as suas e usando produtos que agradem seus cabelos e que façam efeito pra você, Entendido? Ok, vamos seguir....

Achei essa tabela de composição capilar e achei que seria uma boa introdução às etapas do cronograma. Vocês já vão entender o porque.


 








O cronograma é exatamente pra repor o que o nosso cabelo já tem naturalmente, mas que acabamos perdendo com os abusos diários, tinturas descolorações e produtos inapropriados.

Dividimos o nosso Cronograma em 3 etapas:

Hidratação (H) - Reposição Hídrica (Agua)
Nutrição (N) - Reposição Lipídica (Óleos)
Reconstrução (R) - Reposição Proteica. (Proteínas, Vitaminas e Reposição de massa)


 As reposições vão funcionar como um tratamento contínuo e específico, já que a nossa perda diária é diferente, como citei acima. Exemplo:
Eu tenho o cabelo MEGA descolorido, logo, minhas necessidades são diferentes de quem tem o cabelo virgem. Entendido? É por isso que eu recomendo que você, antes de montar seu cronograma, faça uma Hidratação, da uns 2 dias faz uma Nutrição. Vê qual teve mais resposta com o seu cabelo. Caso tenha sido a H, coloque 2 na semana, caso seja N, idem, e assim você vai conseguir atender melhor o que o seu cabelo tende a perder mais, ou o que ele está precisando mais naquele momento. Lembrando que isso também pode mudar, ou seja, se em um determinado mês você sentir que o cabelo mudou, mude também a sua tabela.

H
Nessa fase vão entrar suas máscaras de hidratação. Elas podem ser enriquecidas de vitaminas, isso não necessariamente vai transformá-la numa mascara nutritiva para o dia de N, é só ler bem a composição. Quem tem o cabelo muio danificado pode até precisar de máscaras mais turbinadas mesmo pra ver resultado ( tipo eu hehe) Mas basicamente, a hidratação vai ser seu momento de repor agua, hidratar, como o próprio nome já diz.  Evite mascaras de queratina para essa etapa. EU particularmente sempre coloco uma tampinha de bepantol líquido nas minhas H.

N
Hora de repor os óleos, nesse momento, de preferência os óleos VEGETAIS. Tipo azeite de oliva, óleos de abacate, côco, semente de uva, pequi, macadâmia, chia, rícino, amêndoas, etc... De preferência puros e sem adição de parafina liquida e outros que não servem pra nada. Essa etapa também é conhecida como UMECTAÇÃO quando feita só com os óleos. Você também pode usar manteigas de karite, shea, cacau etc... Se quiser bombar ainda mais a sua N ou U, pode acrescentar ampolas de nutrição mas não use nada de queratina nessa etapa!! EU também não uso nenhum tipo de máscara em dia de N, já que o propósito é repor lipídios, eu faço a lambança com óleos puros! Quanto ao tempo de ação, tem gente que deixa até a noite toda! Então, teste e veja o que te agrada mais!

R
Reposição de massa (RMC), que é MUITO importante pra quem passa por processos químicos. Nesse momento é importante que você leia sobre o produto escolhido antes de usar. Muitos produtos de R possuem queratina e as vezes, não é disso que seu cabelo precisa!
Alguns dos tratamentos que costumam ser carregados em queratina são as Escovas Progressivas e por isso, quem faz, deve tomar cuidado. O excesso de queratina pode fazer seu cabelo ficar rígido demais e com isso, acabar quebrando. Então esse diagnóstico pode ser complicado. Use o bom senso na hora de escolher sua R de acordo com os processos químicos aos quais você se submeteu recentemente. Se tiver a dúvida procure algum sem queratina que é mais seguro. A R pode ser feita de 15 em 15 dias. Não precisa ter medo de queratina se você não faz nenhuma química que já a contenha, nesse caso, é bem provável que você tenha bons resultados com ela! Mas lembre, se sentir seu fio super enrigecido depois de tratar, na próxima R, nada de queratina!



Exemplo de cronograma de 4 semanas:


Esse, por sinal, é bem parecido com o meu xD


Pronto! Você já tem todas as informações básicas pra montar seu cronograma! Agora é partir pra pesquisa e pros testes de produtos! Não precisa entrar em panico e achar que vai gastar milhões, existem muitas opções baratinhas e amigas do bolso!


FAQs

Se minha máscara que eu amo para hidratação diz ser uma máscara nutritiva, posso usar ela no dia de H mesmo assim?
- Sim. O dia de N é dia de repor lipídios, ou seja, de repente aquela máscara não seria tão eficaz quanto uma umectação com azeite de oliva, mesmo sendo nutritiva. As vezes ela tem vitaminas que podem ser aproveitadas sim numa H.

Minha máscara diz ser reconstrutora mas não achei que ela respondeu tão bem. Jogo ela no lixo?
- Não. De repente pra você ela funcione simplesmente como uma H. Tente!

Meu cabelo ta elástico, devo fazer 30 R no mesmo dia?
- Não. O tratamento é gradativo. Você não vai ficar com o cabelo perfeito em 1 dia, não é recomendável que faça mais de uma reconstrução por semana, não importa se o resultado foi maravilhoso ela pode te deixar com o cabelo mais cagado ainda. Tenha paciência!!!!!!!

Devo ter mais de um produto pra cada etapa?
-Eu recomendaria que sim. O cabelo acostuma se tiver usando sempre a mesma coisa e pode chegar uma hora em que não resolva mais nada!

Preciso de um shampoo especial pro cronograma?
-A principio não. Eu uso um mais hidratante nos dias de H, um mais herbal ou transparentezinho nos dias de N pra tirar melhor os óleos do cabelo  e dependendendo da R, se ela tiver um shampoo específico, claro que uso o mesmo. Caso você seja adepto do Low/No poo (que nada mais é do que uso de  shampoo sem sal/sulfatos), é recomendado que tenha cuidado na escolha das máscaras, caso elas contenham silicones e afins, são mais difíceis de retirar com shampoos sem sulfato :)

Eu já tenho 15 máscaras de hidratação, preciso ter a que você sugeriu?
-Não, gata. Faz a egípcia e finge que não viu.




Entendido?

Qualquer dúvida é só me perguntar que eu vou tentar ir respondendo e adicionando aqui nas FAQs desse post!  E fiquem ligados que eu vou colocando minhas resenhas de produtos que eu já testei pra facilitar ainda mais o momento pesquisa de vocês!


Que Gaia nos proteja!









6 comentários:

  1. Amei suas dicas Jessica. Obrigada por compartilhar seu know how, to bem sem grana pros assaltos nos salões. Rsrs!

    Mas, fiquei com uma dúvida. Na parte dos óleos, o shampoo com sal/sulfato auxilia na retirada, certo? Então devo passar os óleos com o cabelo seco (antes de lavar?). E quando que eu lavar, devo usar algum condicionador ou somente o shampoo?

    Obrigada e bjokas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!!

      Então, como tem muita gente que usa só os shampoos sem sal, eu citei pra tomarem cuidado porque alguns produtos são mais dificeis de remover com esse tipo de shampoo, mas não significa que não vai funcionar! Sai com shampoo sem sal sim, o mais perigoso e dificil de diluir são os silicones exagerados encontrados em algumas mascaras! Os óleos normalmente funcionam melhor quando vc aplica no cabelo limpo, porque o cabelo oleoso vai dificultar as coisas. Então é melhor que voce lave antes, ou que não faça com o cabelo muito sujo (caso nao queira lavar 2 vezes) e depois, na hora que vc retirar o óleo, se sentir necessidade de lavar novamente pode, eu sempre lavo! A ação de óleos penetrantes como o de côco e azeite por exemplo, é a reposição de lipídios e a proteção da fibra capilar, entao pode ser sim que vc sinta necessidade de usar condicionador depois, pq o óleo em si nao vai hidratar seu cabelo. Mas vai depender de como seu cabelo reagir mesmo, e do tipo de óleo que vc escolher usar, tem gente que não se da bem com Umectação, tem gente que ama! :) Lembra que os óleos Vegetais são os que trazem mais beneficios, tenta evitar os minerais =)

      Espero ter ajudado, qualquer coisa é só falar!!

      Excluir
  2. Jeh! Adorei o post. Eu to pesquisando alguns produtos para cuidar do meu cabelo, pq agora que estou tingindo com mais frequencia ele está começando a dar sinais de ressecamento, as pontas estão ficando meio duras e espigadas. Tenho a raíz oleosa, tenho que lavar o cabelo dia sim e dia não.
    Tu podes fazer um post sobre cada etapa? Tipo todo o procedimento que você faz em todas as etapas? Bjo

    ResponderExcluir
  3. Jesssss amei o blog!!

    Tenho uma pergunta:

    Fiz uma prograssiva leve e meu cabelo ficou lindo mas estou sentindo muita queda dele...principalmente quando lavo. Voce mencionou não usar queratina. Tem mais alguma dica para esse meu caso? Devo fazer o cronograma?

    beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cronograma é na verdade uma rotina mais regrada de cuidados com o cabelo que muita gente já meio que faz sem saber, então vai ajudar a recuperar da química com certeza! Quanto à queda, isso já é mais perigoso. Existem tratamentos específicos e direcionados dependendo do motivo da queda. A queda pode estar relacionada à progressiva sim, mas também pode ser por falta de vitaminas ou motivos internos mesmo como stress e essas coisas. O ideal é ir numa dermatologista e ver se tem alguma coisa acontecendo, caso não seja nada, o cronograma já vai te dar uma boa ajuda! Tem muitos produtos anti-queda que podem ser incluídos na rotina! No meu caso, a dermatologista indicou o Pantogar como tratamento (http://www.pantogar.com/pt/index.jsp?l=pt) Se quiser pode ler mais sobre ele, vou fazer um post sobre em breve, mas já adianto aqui hahaha :)

      Excluir